Escola do Cérebro

A Escola do Cérebro (http://escoladocerebro.org/) é um projeto que vem sendo coordenado pela Profa. Dra. Daniela Karine Ramos (https://ufsc.academia.edu/DanielaRamos)  da Universidade Federal de Santa Catarina e tem como principal objetivo o desenvolvimento e avaliação de um sistema, voltado para o público infantil, que integra jogos cognitivos eletrônicos para o desenvolvimento e exercício de habilidades cognitivas.

O grande diferencial da Escola do Cérebro é seu público-alvo, suas características que favorecem seu uso no contexto escolar e o processo de desenvolvimento que é realizado concomitante com pesquisas que avaliam aspectos relacionados ao acesso, a jogabilidade e as contribuições ao exercício das habilidades cognitivas. Nesse sentido, tem como base do seu desenvolvimento a pesquisa, a investigação e a testagem junto ao seu público alvo e o contexto em que se pretende utilizá-la.

Desse modo, o desenvolvimento e a pesquisa envolvem no contexto escolar tanto professores como alunos, pois a Escola do Cérebro tem como diferencial o acesso desses dois perfis de usuários. Os alunos acessam os jogos e as informações sobre seu desempenho, bem como habilitam ou não sua participação nos rankings de desempenho.

Além dos jogos, a partir da Escola do Cérebro é possível ter acesso a informações sobre o desempenhos dos jogadores, feedbacks personalizados em relação as habilidades cognitivas e ranking, no qual a participação é opcional no cadastro do jogador. No que se refere ao desempenho dos jogadores os mesmos são apresentados em gráficos interativos para cada indicador de desempenho. Assim, quanto mais os jogadores acessam e jogam os jogos mais informações podem ser visualizadas e melhor pode ser visualizado seu desempenho crescente.

escolacerebro_entrada-ed

Os professores, por sua vez, podem acessar as mesmas interfaces que os alunos e também formar grupos. A partir da criação do grupo é possível ter acesso a relatórios que demonstram o desempenho e outras informações relacionadas à interação com os jogos que podem subsidiar o acompanhamento e as mediações que ocorrem em sala de aula.

A pesquisa e o desenvolvimento da Escola do Cérebro têm sido viabilizadas por apoios financeiros recebidos por editais de pesquisa. A seguir registros os apoios já recebidos:

  • ChamadaCNPq/CAPESN º 07/2011 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas
  • Edital Universal da Fapesc n. 04/2012
  • Chamada CNPq N º 14/2013 – Universal

Além disso, o projeto conta com o apoio da Cognisense Tecnologia (http://www.cognisense.com.br/)