14/07/2014 14:41

O LabLudens é um laboratório de pesquisa e extensão que se configura como a cognoteca do Colégio de Aplicação. A cognoteca é um espaço para o desenvolvimento de atividades com jogos que trabalhem funções cognitivas, exercitando e aprimorando habilidades importantes ao processo de aprendizagem como a atenção, a memória e capacidade de resolver problemas. Dentre os recursos utilizados na cognoteca destacam-se os jogos cognitivos que podem ser definidos como um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogo, diversão e cognição.

Labludens fundo transparente

A partir disso, definem-se como seus objetivos:

• Realizar o atendimento de grupos de alunos do Ensino Fundamental, no horário regular das aulas e extracurricular.
  • Oferecer atividades lúdicas e colaborativas utilizando jogos cognitivos no contexto escolar.
  • Apoiar as atividades de recuperação desenvolvidas no Colégio de Aplicação, reforçando aspectos trabalhados por meio do uso dos jogos cognitivos.
  • Sistematizar e planejar atividades com jogos cognitivos que contribuam com o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
  • Realizar intervenções pautadas no uso de jogos cognitivos com alunos que possuem dificuldades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem.
  • Constituir um espaço de formação aos alunos de graduação e pós-graduação, por meio da realização de estudos sobre temas relacionados a cognição, a neurociência e as tecnologias da educação, bem como do aprimoramento do senso de responsabilidade e do exercício do papel de mediador na intervenção do crianças e adolescentes.
  • Desenvolver e apoiar pesquisas sobre o uso dos jogos cognitivos no contexto escolar e suas contribuições à aprendizagem.